Na noite desta terça-feira (8/8), o Conselho Municipal de Saúde (CMS) deu um passo importante no debate das políticas públicas de saúde da população e equidade no SUS, realizando a reunião ordinária nos Arturos, a tradicional comunidade quilombola e patrimônio imaterial de Contagem.
O encontro ocorreu a convite do coordenador adjunto de projetos da Comunidade Quilombola dos Arturos, Hiago Luz, que recebeu os presentes junto da sua mãe Gorete Luz. Com uma programação diferente do habitual, a reunião começou com uma conversa sobre a história da comunidade e apresentação da Guarda de Congo Mirim.
Para Hiago Luz, que também falou sobre a saúde integral da população quilombola, a iniciativa é muito importante para debater as necessidades da comunidade, uma vez que o Sistema Único de Saúde (SUS) tem como um dos seus princípios a equidade, que objetiva o cuidado igualitário. “O conselho de saúde é a instância mais importante do SUS, porque ele aproxima a saúde em nível institucional da população. Então, essa reunião, veio para dar um pontapé inicial em várias discussões cruciais.”, pontuou.
A conselheira de Saúde, Nelci Barreiros da Silva, afirmou que esse momento em que o conselho foi até à comunidade é muito significativo, visto que a aproximação com a população é essencial para a construção da rede de saúde. “Estamos aqui hoje, não só na teoria, mas na prática. E sabemos que ainda precisamos avançar no direito da saúde de todos os povos. Vamos lutar a cada dia por uma saúde melhor.”, frisou.
Ao longo da reunião foram abordadas as temáticas: Práticas Integrativas e Complementares (PICS) e Saúde da População Negra e Quilombola. Durante sua fala, o presidente do conselho, Marcos Moura, destacou que não se pode só cuidar de doenças, é preciso cuidar da saúde. “Temos que estar próximos da população e compartilhar os conhecimentos. A proporção desse encontro nos surpreendeu, que possamos estar cada vez mais próximos”.
As reuniões ordinárias são realizadas uma vez por mês, com os três segmentos que compõem o SUS: gestores, trabalhadores e usuários. A participação nessas reuniões é aberta à população. Para informações, o usuário pode entrar em contato com o Conselho Municipal de Saúde pelo telefone: 3472-6260.
Clique e confira a galeria de fotos. Fotógrafo: Fábio Silva/PMC